A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, participa na segunda-feira na inauguração da presidência espanhola do Conselho da União Europeia (UE), em Madrid, e tem um encontro bilateral com o primeiro-ministro de Espanha.
Corpo do artigo
Na agenda da deslocação, Ursula von der Leyen e o colégio de comissários têm prevista uma visita ao novo museu Galeria das Coleções Reais. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, vai recebê-los, seguindo-se um encontro bilateral, também com membros do Governo espanhol.
O executivo espanhol e a Comissão vão discutir o panorama geopolítico internacional, as relações externas, as transições energética e digital, que estão incluídas nas prioridades da presidência semestral espanhola, assim como questões relacionadas com a economia, a democracia, os valores europeus e a segurança do território europeu.
Depois do almoço haverá uma discussão sobre as prioridades de Espanha para o Conselho da UE e está prevista uma conferência de imprensa conjunta de Von der Leyen e Sánchez às 14.45 horas locais (13.45 horas em Portugal continental).
A presidente da Comissão encerra o dia com um encontro com Filipe VI, rei de Espanha.
A presidência espanhola do Conselho da UE começa no sábado, 1 de julho, sucedendo à sueca que termina esta sexta-feira. Durante os próximos seis meses, Espanha terá de resolver vários dossiês como o reforço das relações com os países da América Latina e a reforma do mercado elétrico, entre outros.
Madrid também identificou como prioritário o avanço do novo Pacto Europeu de Migração e Asilo, documento proposto em setembro de 2020 pela Comissão Europeia.