O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, instou a Alemanha a autorizar o fornecimento à Ucrânia de tanques de guerra ocidentais, como o Leopard 2, assegurando que vários países europeus, incluindo Portugal, estão disponíveis para os fornecer.
Corpo do artigo
"Muitos países estão preparados para nos entregar tanques, estão motivados e apoiam-nos, mas estão à espera dos documentos relevantes dos países que têm o direito de autorizar (...) Estamos todos à espera do consentimento do país [fabricante] que detém os direitos sobre as respetivas licenças", afirmou o chefe de Estado ucraniano, citado pela agência Interfax-Ukraine.
Zelensky citou, em particular, Portugal, Espanha, Polónia e Finlândia como países que estão dispostos a enviar tanques de guerra, alguns deles "até um pequeno número dos tanques que têm".
Numa conferência de imprensa em Kiev com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, o presidente ucraniano reconheceu que esta é uma questão "muito delicada", que "depende de muitas razões" e não apenas da "vontade da Ucrânia".
O fornecimento de tanques de guerra ocidentais como o Leopard 2 alemão será um dos tópicos de discussão desta sexta-feira na reunião do Grupo de Contacto de Defesa da Ucrânia, em Ramstein, na Alemanha.
Questionada sobre a possibilidade de fornecimento de carros de combate à Ucrânia, fonte do Ministério da Defesa referiu à agência Lusa que a ministra Helena Carreiras participará na reunião do Grupo de Contacto de Defesa e que apenas após a reunião entre parceiros e aliados é que serão divulgados os próximos passos no apoio a Kiev.
Qualquer remessa de veículos blindados de fabrico alemão para um terceiro país deve ser autorizada pelo governo de Berlim, mas a Alemanha até agora recusou-se a autorizar a sua entrega a Kiev, pretendendo que a decisão seja tomada em coordenação com os aliados.
Sobre a reunião de Ramstein, o presidente ucraniano sublinhou que serão abordadas questões que nesta altura são "prioritárias" para Kiev, porque "o resultado do combate depende das decisões" tomadas.
A Alemanha tem estado sob forte pressão de vários dos seus aliados para fornecer a Kiev tanques Leopard 2, depois de já ter fornecido blindados do tipo Gepard (viatura alemãs de combate antiaéreo de alta tecnologia) e de se ter comprometido a enviar Marder (veículos de combate de infantaria da Alemanha, usados na Guerra Fria), enquanto na segunda-feira começou a levar baterias do sistema Patriot para a Polónia.
O Reino Unido já prometeu 14 tanques pesados Challenger 2 e 600 mísseis Brimstone e a Polónia diz estar pronta a enviar 14 tanques Leopard 2 de fabrico alemão, se Berlim permitir o seu envio para a Ucrânia.
Os Estados Unidos já forneceram tanques de guerra Bradley para Ucrânia e continuarão a enviar equipamento militar para as forças de Kiev.
Os Bradleys são tanques de batalha com blindagem mais leve e um canhão menor, normalmente de 25 mm em comparação com os Abrams, de 120 mm, que os EUA consideram inapropriados para o conflito na Ucrânia.