O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, emitiu, esta sexta-feira, um apelo para a angariação de fundos para a primeira frota de 'drones' navais (embarcações não-tripuladas) da Ucrânia.
Corpo do artigo
Numa mensagem publicada na rede social Facebook, Zelensky escreveu que a plataforma de donativos United24, iniciativa criada pelo Presidente para recolher as verbas doadas para apoio à Ucrânia, lançou uma campanha para recolher fundos para "a primeira frota ucraniana de 'drones' navais do mundo".
"Temos de defender as águas dos nossos mares e cidades pacíficas dos mísseis russos lançados de navios. Os 'drones' navais também ajudarão a desbloquear o corredor para os navios civis que transportam cereais para o mundo", sublinhou.
Em seguida, expressou a sua convicção de que "milhões de pessoas apoiarão esta importante área da defesa da Ucrânia".
"Todo o mundo já viu como está a funcionar. E isto é apenas para nossa proteção, não reivindicamos o que não é nosso. Unam-se", acrescentou.
Segundo a agência Ukrinform, o objetivo é dotar esta frota de cem barcos não-tripulados, e os responsáveis pela campanha de recolha de fundos esperam obter num só dia o dinheiro suficiente para os dez primeiros.
O 'drone' naval é um "desenvolvimento ucraniano único e confidencial" e o custo de uma unidade destes dispositivos ascende a dez milhões de hryvnias (cerca de 263.000 euros, no câmbio atual), precisa a plataforma.
O preço inclui o 'drone' naval equipado com um sistema de piloto automático, subsistemas de vídeo (incluindo visão noturna), módulo de comunicação especial protegido da guerra eletrónica inimiga, módulos de comunicação de reserva e capacidade de combate, além de uma estação de controlo autónoma em terra, transporte, sistema de armazenamento e centro de processamento de dados, especifica a plataforma de angariação de fundos.