O presidente ucraniano vai reunir-se este sábado à tarde com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer. A informação foi avançada pelo Governo britânico, após a chegada de Volodymyr Zelensky ao Reino Unido, na véspera de uma cimeira de líderes europeus na capital britânica.
Corpo do artigo
“O primeiro-ministro e o presidente Zelensky vão reunir-se em Downing Street (residência oficial do chefe de Governo) esta tarde”, anunciou um porta-voz de Starmer, citado pela agência noticiosa France Presse (AFP). A imprensa local tinha já divulgado imagens de um avião com a bandeira ucraniana a aterrar num aeroporto a norte de Londres.
Zelensky na Europa após desentendimento com EUA
Na sexta-feira, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, garantiu o seu "apoio inabalável" à Ucrânia, após ter falado com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e também Volodymyr Zelensky, na sequência do confronto público entre os dois chefes de Estado na sala oval da Casa Branca.
"O primeiro-ministro Starmer continua a apoiar firmemente a Ucrânia e está a fazer tudo o que está ao seu alcance para encontrar o caminho para uma paz duradoura baseada na soberania e na segurança da Ucrânia", disse uma porta-voz do Governo, uma vez que Londres acolhe uma cimeira sobre a guerra na Ucrânia no domingo.
Durante um encontro na Casa Branca, Donald Trump e o seu vice-presidente, JD Vance, acusaram o líder ucraniano de não estar suficientemente grato pela ajuda norte-americana prestada a Kiev e de não querer negociar a paz com a Rússia. Numa troca de palavras mais acesa, JD Vance perguntou se Zelensky tinha dito "'obrigado' uma única vez" e Donald Trump acusou-o de estar a "brincar com a terceira guerra mundial”.
A discussão levou o presidente ucraniano a abandonar prematuramente o encontro, sem assinar o acordo sobre minerais que o tinha levado a Washington, tendo sido cancelada a conferência de imprensa conjunta que estava prevista.