
Avião testado em São Tomé
DR
Um avião não tripulado caiu esta terça-feira a cerca de 200 metros da Praia de Micoló, 15 quilómetros a norte da ilha de São Tomé, disse um técnico do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) são-tomense.
"É um avião 'drone' com cerca de quatro a seis toneladas que se despenhou na zona de Micoló", afirmou Leopoldo Nascimento.
"É uma aeronave não tripulada, estava a efetuar voos de ensaio, dentro dos parâmetros estabelecidos pela empresa e em áreas que nós definimos para não por em risco a zona habitacional", acrescentou o técnico do INAC.
O aparelho, com capacidade para transportar carga, estava a efetuar voos de "teste operacional" quando caiu no mar.
O avião pertence à empresa espanhola Singular Aircraft, registada na capital são-tomense há cerca de dois meses, cujos responsáveis estão a analisar as causas da queda do aparelho juntamente com as autoridades locais.
O aparelho desfez-se em vários pedaços com a queda e elementos da Guarda Costeira apoiados por alguns pescadores já recuperaram a maioria dos destroços.
"Mandámos abrir um inquérito para determinar os motivos que estão na origem deste incidente", acrescentou o técnico do Instituto de Aviação Civil são-tomense.
