Covid-19

Bruxelas coloca Portugal de "vermelho escuro", o mais grave nível de infeção

Bruxelas coloca Portugal de "vermelho escuro", o mais grave nível de infeção

A Comissão Europeia vai propor aos Estados-membros que se adicione a cor "vermelho escuro" ao mapa do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), que reflete a evolução da pandemia na União Europeia. Uma grande parte de Portugal e Espanha está no nível mais gravoso da covid-19.

Didier Reynders, comissário europeu da Justiça, informou esta segunda-feira em conferência de imprensa, que Bruxelas quer apertar as regras das viagens entre países da União Europeia (UE). Entre as mudanças está o código de semáforos da UE que deverá acrescentar a cor "vermelho escuro" ao mapa do ECDC. Na prática, isto significa que os países europeus com uma taxa de novas infeções superior a 500 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias vão permanecer no nível mais grave da covid-19.

Desta forma, Bruxelas quer aplicar regras específicas à entrada nestes países. Na conferência de imprensa, Didier Reynders deu já exemplos dos territórios mais afetados pela pandemia. "Uma grande parte de Espanha e Portugal, uma parte de Itália e França, no centro da Europa também há muitas zonas, como em alguns países escandinavos" que ficam pintados de "vermelho escuro". De recordar que o código de cores da evolução da pandemia na União Europeia, começa no verde (situação favorável), segue-se o cinzento, laranja, vermelho e o agora o "vermelho escuro".

O comissário europeu esclarece que as viagens não essenciais de e para países a "vermelho escuro" são "fortemente desaconselhadas". Caso, por exemplo, um viajante venha de Portugal e pretenda entrar noutro país da UE por motivos profissionais ou familiares, os Estados-membros deverão exigir um teste à covid-19 antes da partida e quarentena na chegada, "se necessário", disse Reynders. Para já, resta apenas esperar pela "luz verde" do Conselho da União Europeia para que estas mudanças entrem em vigor.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG