Os dorminhocos podem, a partir de hoje, quinta-feira, em Espanha, competir em algo que os põe à prova naquilo em que são especialistas. A primeira edição do Campeonato Espanhol de Sesta, que premeia o concorrente que melhor representa o costume nacional de tirar uma sesta depois do almoço, decorre até dia 23.
Corpo do artigo
O torneio, que o ocorre em Madrid, é organizado pela Associação Nacional dos Amigos da Sesta, que tem como objectivo alertar para os benefícios de se descansar um pouco ao início da tarde.
Por cada prova, de 20 minutos, cinco concorrentes vão competir entre eles para apurar os dois que passam à fase seguinte. A sesta será monitorizada por uma equipa médica e por sensores em forma de pulseira para garantir que os candidatos não finjam o sono.
Para criar um ambiente adequado, a organização criou uma instalação com cinco sofás de dois lugares onde os candidatos efectuarão a prova. Os organizadores esperam ainda dar uma ajuda aos "atletas", oferecendo refeições grátis antes das disputas para puxar o sono.
Os prémios vão desde mil euros para o vencedor até aos 250 euros para o terceiro classificado. Haverá também galardões para a melhor postura na hora de dormir e para o melhor estilo de roncar, sendo que o público poderá votar nesta última categoria.
O Campeonato Nacional de Sesta durará uma semana e o vencedor será anunciado no dia 23 de Outubro.