Tensão

Coreia do Norte dispara míssil balístico por cima do Japão

Coreia do Norte dispara míssil balístico por cima do Japão

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico não identificado em direção a leste, indicaram tanto o Exército sul-coreano como o serviço da guarda costeira do Japão, nesta terça-feira. Projétil sobrevoou parte do território japonês.

Este lançamento ocorre durante exercícios militares conjuntos entre Coreia do Sul e Estados Unidos e soma-se a uma série recorde de testes de armas realizados este ano pelo país comunista.

No Japão, o gabinete do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, informou pelo Twitter que "um projétil, que parece ser um míssil balístico da Coreia do Norte, provavelmente sobrevoou o Japão".

PUB

O aparente disparo norte-coreano provocou um incomum alerta do governo japonês para que alguns habitantes procurassem abrigo.

"A Coreia do Norte parece ter lançado um míssil. Por favor, abriguem-se em edifícios ou abrigos subterrâneos", disse o governo num alerta emitido às 7.29 horas de terça-feira.

A emissora nacional japonesa NHK reportou que o alerta estava em vigor para duas regiões do norte do país.

Autoridades sul-coreanas e americanas também alertam há meses que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, se prepara para realizar outro teste nuclear. Ambas as fontes disseram acreditar que isso pode acontecer logo após o próximo congresso do Partido Comunista na China, a 16 de outubro.

A Coreia do Norte, alvo de várias sanções da ONU pelos seus programas de armas, normalmente procura maximizar o impacto geopolítico dos seus testes em momentos propícios.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG