Arqueologia

Descoberta cidade tão grande que demorará 50 anos a ser revelada

Descoberta cidade tão grande que demorará 50 anos a ser revelada

Uma equipa de arqueólogos bolivianos descobriu uma cidade subterrânea, do período pré-inca, em Tiwanaku. A cidade e tão grande que especialistas acreditam que as escavações podem durar até 50 anos.

"Com novos dados obtidos com a ajuda de tecnologia evoluída foi encontrada uma cidadela pré-hispânica fora do perímetro arqueológico, onde foi detetada uma praça subterrânea e duas plataformas daquilo que é considerado ser uma pirâmide", revelou o Ministério da Cultura da Bolívia.

A descoberta foi feita durante os trabalhos de conservação e preservação de Tiwanaku, classificado como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 2000.


Segundo a equipa de especialistas envolvida nas escavações, os trabalhos arqueológicos poderão demorar cerca de 50 anos até estarem completos.

"As principais escavações serão feitas no sudoeste e no norte, com o objetivo de confirmar os dados recolhidos", disse Julio Condori, responsável pelo Centro de Investigação Arqueológica, Antropológica e Administrativa de Tiwanaku.

O complexo de cerimónias de Tiwanaku, localizado a 71 quilómetros de La Paz, conta com os templos construídos em honra de Kalasasaya e Puma Punku. Acolhe ainda a Porta de Sol, a Pirâmide de Akapana e vários monólitos.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG