O Jogo ao Vivo

Natureza

Doença misteriosa mata milhares de pássaros na Alemanha

Doença misteriosa mata milhares de pássaros na Alemanha

Autoridades registaram cerca de onze mil casos de pássaros, da espécie chapim azul, encontrados mortos.

Há uma doença misteriosa que está a matar milhares de pássaros da espécie chapim azul, na Alemanha. Neste sentido, os cientistas aconselham "distanciamento social" com as aves em jardins.

Uma investigação de grupos de conservação e cientistas já em curso, depois de ouvirem relatos por parte da população e das autoridades de mais de 11 mil casos de aves doentes ou encontradas mortas.

A grande maioria dos casos chegou do oeste da Alemanha, principalmente na região vinícola de Mosel e na cidade de Oldenburg, na Baixa Saxónia.

Os testes iniciais laboratoriais sinalizaram uma infeção pela bactéria "Suttonella Ornithocola" que causa pneumonia nas aves. Os chapim-azul são afetados esporadicamente por esta bactéria, e, embora, outros resultados dos testes sejam esperados nos próximos dias, os investigadores recomendam "distanciamento social" com os ditos pássaros.

As diretrizes agora declaram que o público deve parar de alimentar os pássaros ou fornecer-lhes bebedouros para reduzir a transmissão. Apesar da grande quantidade de mortes na Alemanha, Becki Lawson, especialista em doenças da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL), sustenta ao inglês "Independent" que atualmente não há aumento na taxa de mortalidade destes pássaros ou outras espécies.

O chapim azul mede cerca de 12 centímetros de comprimento, desfruta de uma dieta de insetos, lagartas e sementes. Uma tendência nos relatórios mostra que os pássaros, que se distinguem pelas penas azuis e amarelas, enfrentam problemas respiratórios, além de não aceitarem comida ou se encolherem quando abordados pelas pessoas.

Outras Notícias