Ucrânia

Dois funcionários do zoo de Kharkiv encontrados mortos

Dois funcionários do zoo de Kharkiv encontrados mortos

Dois funcionários do jardim zoológico Feldman Ecopark, em Kharkiv, na Ucrânia, foram encontrados mortos numa sala nas traseiras. Os homens estavam desaparecidos deste março.

Quando a guerra eclodiu, os dois funcionários ficaram no parque para alimentar os animais. Mas quando os restantes trabalhadores regressaram ao zoo, a 7 de março, não encontraram os colegas. "Andámos muito tempo à procura deles, até que contactámos a Polícia. Apesar de tudo, tínhamos esperança que nada de grave tivesse acontecido, mas ontem [terça-feira] recebemos a confirmação de que os corpos tinham sido encontrados.", pode ler-se num comunicado emitido pelo parque.

Segundo a nota, os homens "foram alvejados pelo inimigo e os corpos barricados numa sala das traseiras do zoo".

O Feldman Ecopark lamentou a morte de duas pessoas "maravilhosas e corajosas" e condenou os "comportamentos desumanos" das forças russas.

No total, desde o início do conflito, já morreram cinco funcionários do zoo, que tem sido alvo de fortes bombardeamentos russos. Grande parte do parque está destruído, pelo menos 100 animais perderam a vida e outros tantos já foram retirados das instalações.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG