Ucrânia

Um morto e cinco feridos em explosão na base aérea russa na Crimeia

Um morto e cinco feridos em explosão na base aérea russa na Crimeia

Várias explosões ocorreram esta terça-feira perto de um aeródromo militar russo na Crimeia, anunciaram as autoridades da península ucraniana anexada pela Rússia em 2014. Fonte militar garante ao jornal norte-americano "The New York Times" que se tratou de um ataque da Ucrânia.

"Posso confirmar que várias explosões ocorreram perto de Novofedorivka", onde se encontra uma base militar russa e um aeródromo, escreveu Oleg Kryuchkov na rede social Telegram, citado pela agência francesa AFP.

O exército russo disse que várias munições explodiram no aeródromo, sem causar vítimas, segundo a AFP. No entanto, segundo o chefe da região da Crimeia, Serguei Aksyonov, as explosões mataram uma pessoa, ferindo outras cinco.

PUB

Num vídeo da zona afetada, divulgado pela agência oficial russa TASS, é possível ver explosões e colunas de fumo de grande dimensão.

"Várias munições destinadas à aviação explodiram num depósito no território do aeródromo militar de Saki, perto da cidade de Novofedorivka", disse o exército numa declaração citada por agências noticiosas russas.

As autoridades russas garantem que as detonações não têm origem em projéteis, sem adiantar mais pormenores. Do lado ucraniano, ainda não há informações oficiais sobre o caso, mas um responsável militar terá dito ao "The New York Times", que se tratará de um ataque da Ucrânia ao território de onde partem diariamente aviões militares empenhados no esforço de guerra.

A agência oficial russa TASS noticiou que várias ambulâncias foram enviadas para o local das explosões, citando informações do Ministério da Saúde da região.

A TASS disse que o aeródromo perto de Novofedorivka é usado como uma base militar do Ministério da Defesa da Rússia, onde estão aviões e helicópteros, bem como a aviação naval.

As autoridades ainda não divulgaram quaisquer motivos para as explosões.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG