O Jogo ao Vivo

Covid-19

Gestão da pandemia exaltada em espetáculo do Partido Comunista chinês

Gestão da pandemia exaltada em espetáculo do Partido Comunista chinês

O presidente chinês, Xi Jinping, presidiu, esta segunda-feira, no famoso Estádio Nacional de Pequim, também conhecido como "Ninho de Pássaro", um grandioso espetáculo em homenagem ao centenário do Partido Comunista da China, que elogiou a recuperação do país após a crise da covid-19.

O evento, que ocorreu sob estrita segurança e não foi transmitido ao vivo pela televisão, foi realizado às vésperas do primeiro centenário do Partido Comunista Chinês, que marcou a história contemporânea do gigante asiático.

O espetáculo foi composto por cenas rigorosamente coordenadas que contavam a história da China comunista, com imagens dos principais líderes, de Mao Tsé-Tung a Xi Jinping, numa tela gigante acompanhadas pela música de 100 trompetes.

Astronautas chineses atualmente no Espaço também apareceram para saudar o público.

No entanto, os episódios mais polémicos da história da China durante o governo do Partido Comunista, como a fome, as expurgações da Revolução Cultural, a repressão do movimento de protesto estudantil na Praça Tiananmen de Pequim ou o movimento pró-democracia em Hong Kong, foram deixados de fora do roteiro.

Os artistas orgulhosamente ergueram os punhos, dançaram e contaram, de forma teatral, os momentos mais importantes da história do partido, desde a sua fundação numa casa em Xangai em 1921 até à Longa Marcha de Mao.

A "derrota" da covid-19 na China teve um lugar especial no evento, com artistas a usar equipamentos de proteção individual e soldados a usar máscaras.

PUB

Xi Jinping apresentou a luta contra a pandemia como uma vitória da organização do Partido Comunista e um teste de resistência dos chineses sob a sua liderança.

Na China, o coronavírus está praticamente erradicado e a economia está a recuperar o ímpeto.

Fogos-de-artifício, normalmente proibidos em Pequim, explodiram enquanto milhares de espetadores se reuniam em frente ao estádio, construído para os Jogos Olímpicos de 2008.

Esta terça-feira, Xi Jinping vai homenagear os membros do partido e fará um discurso no qual, previsivelmente, afirmará que o Partido Comunista representa tanto a continuidade como o crescimento económico.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG