
Reuters
Uma doença desconhecida dos veterinários é responsável pela morte de vários cães nas últimas semanas por toda a Noruega.
As autoridades norueguesas afirmam que 40 animais começaram a apresentar sinais de instabilidade, vómitos, diarreia, sendo que alguns acabaram mesmo por morrer.
Segundo a BBC, até ao momento há a confirmação de pelo menos 25 mortes. Os médicos veterinários que estão a acompanhar a situação identificaram sangue nos intestinos de alguns dos animais, um elemento comum quando há contaminação por salmonelas.
Os primeiros casos reportados aconteceram na capital, Oslo, e os outros foram registados noutras 13 cidades. O Instituto Veterinário da Noruega está a investigar se duas bactérias encontradas nos cadáveres dos animais serão responsáveis pelas mortes.
Ole-Herman Tronerud , porta-voz da autoridade de segurança alimentar da Noruega, confirma que se trata de uma "situação muito séria para os cães". Mas, até ao momento ainda não tem dados suficientes para afirmar se se trata de um caso isolado ou de algum problema contagioso.
