Nova Deli

Escolas encerradas devido à poluição do ar na capital da Índia

Escolas encerradas devido à poluição do ar na capital da Índia

Nova Deli ordenou, esta quarta-feira, o encerramento obrigatório de todas as escolas da capital indiana até ao final da semana devido ao elevado índice de poluição atmosférica que ainda não se dissipou.

"Devido à deterioração da qualidade da atmosfera em Nova Deli, a saúde das crianças não pode ser colocada em risco. Decretamos o encerramento de todas as escolas até domingo", anunciou o vice-ministro responsável pela região da capital da Índia, Manish Sisodia.

Trata-se de uma extensão da ordem de encerramento que já tinha sido decidida e que abrangia até ao momento as escolas primárias, na cidade onde vivem 17 milhões de pessoas.

Por volta das 13:00 (07:30 em Lisboa) os vários alertas na cidade indicavam níveis perigosos de concentração de partículas (PM2,5) com valores entre os 400 e os 700.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que não deve ser ultrapassado o nível 25.

De acordo com a OMS, as concentrações de mais de 100 partículas (PM10) por metro cúbico afetam os grupos de risco e mais de 150 podem atingir a população em geral.

As concentrações de mais de 200 partículas por metro cúbico podem provocar situações perigosas e a partir das 300 partículas a situação é considerada tóxica.

Os episódios de contaminação do ar ("smog") são recorrentes nos meses de outono e inverno em Nova Deli.

A OMS classificou Nova Deli, em 2014, como a cidade mais poluída do mundo.