A fotografia de um casal a beijar-se, em Times Square, Nova Iorque, ficou para a história como um ícone do fim da II Guerra Mundial.
Corpo do artigo
Ela toda vestida de branco, ele de uniforme da marinha, selaram num beijo espontâneo o regresso da paz ao Mundo.
Greta Zimmer Friedman, a mulher vestida de branco em Times Square, morreu na Virginia, EUA. Tinha 92 anos. Segundo o filho, Greta estava doente, com uma pneumonia, e faleceu na sexta-feira.
Nascida na Áustria, Greta emigrou para os EUA com a família em 1938, quando o nazismo já dava sinais de que iria levar o mundo para a guerra, no ano seguinte.
A foto de Alfred Eisenstaedt, repórter da revista Life, captada a 14 de agosto de 1945, imortalizou, num momento de espontaneidade entre dois desconhecidos, a alegria pela rendição do Japão.
Os dois protagonistas da icónica foto, Greta Zimmer Friedman e George Mendonsa, só se conheceram formalmente após 67 anos.
2724177
Durante muitos anos a identidade de ambos permaneceu desconhecida. Nos anos 80, a revista Life empenhou-se em saber quem eram os protagonistas. Muitos se apresentaram, mas o mistério continuou até 2012.
Só então se confirmou que a protagonista feminina era Greta Zimmer Friedman, uma assistente de dentista, e não uma enfermeira como se pensava, de 21 anos.
O protagonista masculino é George Mendonsa, um marinheiro de ascendência portuguesa.