Portugal vai reconhecer, na manhã desta segunda-feira, Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.
Corpo do artigo
Os órgãos de Comunicação Social foram hoje convocados para um conferência de imprensa, pelas 12 horas, em Lisboa. De acordo com o comunicado enviado às redações, neste encontro o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, irá "explicar a posição portuguesa de reconhecimento de Juan Guaidó como presidente encarregado de convocar eleições livres e justas na Venezuela".
10531561
Portugal junta-se assim a outros países europeus, como Espanha, Reino Unido e Suécia, que já hoje reconheceram o presidente do Parlamento venezuelano, Juan Guaidó, como presidente interino, após expirar o prazo de oito dias para que o presdiente Nicolás Maduro convocasse eleições presidenciais.
Portugal, Espanha, França, Alemanha, Holanda e Reino Unido tinham dado oito dias a Maduro para convocar eleições, um prazo que terminou no domingo: "Será feito aquilo que o ultimato diz, que é reconhecer a autoridade do presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, nos termos da Constituição venezuelana", disse na sexta-feira Augusto Santos Silva.