O príncipe André, acusado por uma mulher de abuso sexual, terá conseguido um acordo secreto de imunidade com as autoridades norte-americanas, em 2007.
Corpo do artigo
O príncipe André poderá ter imunidade no caso em que é acusado de abusos sexuais de uma jovem menor.
O jornal "The Sunday Times" escreve que o acordo secreto com as autoridades judiciais norte-americanas, em 2007, protege o banqueiro Jeffrey Epstein e qualquer um dos seus "potenciais cúmplices" numa série de acusações criminais relacionadas com uma alegada rede internacional de tráfico sexual para servir ricos e famosos.
Epstein foi condenado, em 2008, a uma pena de prisão de 18 meses (reduzida depois para 13 meses) por ter pagado para ter relações sexuais com uma menor. As suas "ligações sociais", com personalidades como o príncipe britânico e Bill Clinton, terão permitido ao bilionário um tratamento diferenciado, refere o jornal londrino, citado pelo "El Mundo".
Detalhes deste "acordo de não acusação" são revelados após o duque de York ter sido referenciado num documento apresentado num tribunal em West Palm Beach (Florida), no qual a australiana Virginia Roberts denuncia que foi mantida como "escrava sexual" por Epstein quando era menor de idade.
No documento, a mulher assegura que foi forçada "em repetidas ocasiões" a ter relações sexuais com o duque de York, entre 1999 e 2002. Atualmente com 31 anos, a viver na Austrália e mãe de três filhos, revela que Epstein, amigo pessoal do príncipe André, a apresentou a "amigos ricos e poderosos" como uma "escrava sexual".
"Fui treinada para um príncipe britânico. Estava totalmente sob controlo de Epstein. Era a sua escrava sexual", afirmou Virginia Roberts, que terá sido usada pelo bilionário durante quatro anos, desde os seus 15 anos.
"Trata-se de um longo processo civil nos Estados Unidos da América, no qual o duque de York não está envolvido", reagiu uma porta-voz do Palácio de Buckingham.
O príncipe André, de 54 anos, é o terceiro filho da rainha Isabel II de Inglaterra, sendo neste momento o quinto nome na linha de sucessão ao trono britânico.