Maldivas

Tartaruga em risco de extinção tenta pôr ovos em praia coberta por asfalto

Tartaruga em risco de extinção tenta pôr ovos em praia coberta por asfalto

Uma tartaruga saiu do mar para largar ovos e foi surpreendida quando em vez de areia encontrou asfalto. A imagem do momento foi partilhada nas redes sociais e rapidamente se tornou viral.

A imagem foi captada na ilha Maafaru, nas Maldivas, onde foi construído um pequeno aeroporto que ocupou o local onde algumas tartarugas iam para desovar. Muitos destes animais fazem milhares de quilómetros até chegaram a este local para depositarem os ovos.

Na fotografia partilhada no Twitter surge uma tartaruga verde, que, de acordo com a lista da União Internacional para a Conservação da Natureza, é uma espécie em risco de extinção.

"Apesar da construção da pista de aterragem, a frequência com que as tartarugas visitam este local não diminuiu, disse, citada pelo jornal "La Vanguardia", fonte das autoridades da Ilha de Maafaru.

A fotografia está a ser amplamente difundida nas redes sociais como um alerta para o risco que estes animais selvagens enfrentam nas Maldivas, um destino cada vez mais procurado por turistas. O animal terá escolhido este local para desovar por possivelmente ser o mesmo onde nasceu.

Um utilizador do Twitter partilhou uma imagem onde se pode ver a evolução da intervenção humana naquele local. Em 17 anos, a areia da praia praticamente desapareceu dando lugar a uma enorme mancha de asfalto.