Sondagem

Mais de 80% dos ucranianos contra concessões territoriais

Mais de 80% dos ucranianos contra concessões territoriais

Mais de 80% dos ucranianos são contra ceder territórios em troca de um acordo de paz com a Rússia, segundo uma sondagem publicada, esta terça-feira, pelo Instituto de Sociologia Internacional de Kiev.

Globalmente, 82% dos entrevistados considera que concessões destas não devem ser feitas em nenhuma circunstância, mesmo correndo o risco de prolongar a guerra, enquanto 10% consideram admissível "abandonar" territórios para alcançar a paz mais rapidamente ou para preservar a independência da Ucrânia.

No entanto, a percentagem varia consoante a região e no leste do país, cenário de intensos combates, 68% dos entrevistados opõem-se a cedência de territórios, enquanto 19% apoiam essa possibilidade.

Os sociólogos do instituto sublinharam que, das pessoas que vivem em territórios ocupados pelo Exército russo ou por forças pró-russas após o início da invasão em 24 de fevereiro, 77% são contra concessões, enquanto 18% estão dispostas a fazê-las.

Das pessoas que fugiram dos territórios ocupados após o início da guerra, apenas 5% admitem a cedência de territórios.

A sondagem, com uma amostra de 2000 pessoas, todas residentes nos territórios controlados pela Ucrânia antes de 24 de fevereiro - ou seja, excluindo a península da Crimeia e parte das regiões de Donetsk e Lugansk - foi realizado entre 13 e 15 de maio.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que perdura e já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG