Guinness World Records nomeia Juan Vincente Pérez, um agricultor venezuelano de 112 anos, como o homem mais velho do mundo, após a morte de um espanhol com a mesma idade.
Nascido a 27 de maio de 1909, na cidade de El Cobre, no estado de Tachira, Juan Vincente Pérez é oficialmente o homem vivo "mais velho" do mundo, afirma, em comunicado, o livro dos recordes.
"Tem uma saúde e memória excecionais. Lembra-se da sua infância, do seu casamento, dos nomes dos seus irmãos, filhos e netos", afirma o Guinness sobre o homem que vive na cidade montanhosa de San José de Bolivar, também no estado de Tachira, e que vai celebrar o seu 113.º aniversário dentro de dez dias.
Juan Vincente Pérez "gosta de estar rodeado de família e amigos para conversar e contar histórias" e tem alguns segredos de longevidade, como trabalhar muito, ter uma boa noite de descanso e "beber um copo de conhaque todos os dias".
O venezuelano começou a trabalhar desde muito cedo como agricultor. Aos cinco anos, Pérez já ajudava os pais nas plantações de açúcar e café e em adulto, trabalhou como oficial de justiça para resolver disputas de terras na aldeia de Caricuena, onde vivia na época.
Ficou viúvo há 25 anos, após 60 anos de casamento. Da união do casal nasceram 11 filhos, 41 netos, 18 bisnetos e 12 tetranetos.
A família está "muito agradecida pelo estado de saúde" do patriarca, segundo uma das suas filhas, Juan Vincente Pérez diz que quer ser lembrado como uma pessoa trabalhadora, fiel à sua esposa e à sua profunda devoção religiosa.
Até janeiro passado, o homem mais velho do mundo era o espanhol Saturnino de la Fuente García, nascido em 11 de fevereiro de 1909. Garcia também tinha 112 anos e faltava pouco menos de um mês para comemorar o 113.º aniversário.