Índia

O rio mais poluído do mundo é "100% matéria fecal"

O rio mais poluído do mundo é "100% matéria fecal"

A Índia é o país mais contaminado do planeta e a sua capital, Nova Deli, enfrenta agora uma crise urbana, social e ambiental sem precedentes.

Nova Deli, onde habitam mais de 20 milhões de pessoas, é uma das cidades com maior concentração de pessoas em zona urbana, sendo que o estado do ar e da água é cada vez mais alarmante.

Um dos mais casos mais preocupantes é o rio Yamuna, um dos principais rios do norte da Índia, com 1370 quilómetros de comprimento. É um dos afluentes do rio Ganges​​​​​​ e é o curso de água mais poluído do mundo.

O rio Yamuna "é 100% constituído por matéria fecal e não tem nenhum conteúdo de oxigénio, por isso não consegue suportar nenhum tipo de vida, nem aquática nem vegetal", explicou o arquiteto Iñaki Alday ao jornal espanhol "El Mundo".

Conscientes da situação ambiental alarmante da capital indiana, surgiu o "Projeto Rio Yamuna" pelas mão de Alday, acompanhado de um outro arquiteto, Pankaj Vir Gupta. Com o objetivo de recuperar o rio, este é o maior projeto urbano que foi feito na Índia até hoje.

Numa civilização cujas vivências giram em torno da água, o Yamuna era o centro da vida da cidade. "Lá tomavam banho, realizavam práticas espirituais, queimavam mortos... Há 30 ou 40 anos que está completamente inacessível", explicou Alday. Para resolver a situação, os investigadores perceberam que a causa não era a água em si, mas sim a falta de infraestruturas, casas adequadas, equipamentos, problemas com lixo e até questões culturais e políticas.

As soluções que a equipa de Alday propõe para resolver a situação passam pela criação de uma agência que terá o poder de tomar decisões, passando por cima de todas as outras. "Existem 27 agências que têm jurisdição sobre o Yamuna. Como é que todas concordam? Não é eficaz", disse o investigador. "Estamos a pensar em diferentes projetos pilotos para recuperar as casas na área e instalar equipamentos básicos, sendo que já há bancos interessados ​​em financiar".

Além disso, os investigadores querem proceder à limpeza de rios, estações de tratamento de água, instalação de novos sistemas de gestão de resíduos e vedação dos aterros.

Daqui a alguns anos, a Índia vai tornar-se o país mais populoso do mundo, ultrapassando a China, e vai ter 100 cidades com mais de um milhão de habitantes.