O Jogo ao Vivo

Espanha

Balanço da noite: 54 detidos e 182 feridos nos confrontos da Catalunha

Balanço da noite: 54 detidos e 182 feridos nos confrontos da Catalunha

Pelo menos 54 pessoas foram detidas e 182 sofreram ferimentos na sequência dos confrontos violentos entre alguns grupos separatistas e as forças de segurança, na sexta-feira à noite e madrugada de sábado, em várias cidades da Catalunha.

De acordo com o último balanço da Polícia catalã sobre o quinto dia consecutivo de protestos, os Mossos d'Esquadra, as vítimas registaram-se sobretudo em Barcelona e entre elas estão 18 agentes do dispositivo policial, para se juntarem aos quase 200 que ficaram feridos durante a semana, de acordo com o ministro do Interior. Os danos globais saldam-se, até hoje, em centenas de feridos, 128 detidos, 107 veículos policias inutilizados e 800 contentores queimados.

A concentração pacífica de ontem à tarde em Barcelona superou o meio milhão de pessoas, segundo a Guarda Urbana, com os organizadores da manifestação a a apontarem para 750 mil participantes. Outras dezenas de milhares estiveram em Lleida, Tarragona e Girona.

A cidade de Barcelona tornou-se, desde a noite de segunda-feira, cenário de confrontos entre polícias e manifestantes, que fizeram barricadas e fogueiras, queimaram mobiliário urbano e pneus, atiraram pedras e petardos contra as autoridades e provocaram estragos em montras, esplanadas, contentores e automóveis. Nesta última noite, os confrontos entre separatistas e Polícia aumentaram a escalada de violência, obrigando as autoridades a responder com balas de borracha, gás lacrimogéneo e canhões de água.

Outros Artigos Recomendados