Conflito

Putin anuncia "operação militar" na Ucrânia e ameaça países que tentem travá-la

Putin anuncia "operação militar" na Ucrânia e ameaça países que tentem travá-la

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou esta quinta-feira uma operação militar na Ucrânia para defender os separatistas no leste do país.

Acompanhe ao minuto a cobertura da invasão russa:

PUB

"Tomei a decisão de optar por uma operação militar", declarou Putin, numa declaração televisiva, esta madrugada. Na mensagem, o chefe de Estado russo pediu aos militares ucranianos que "deponham as armas", garantindo que o seu objetivo não é "a ocupação", mas sim a "desmilitarização" do país.

Além disso, avisou que qualquer país que tente interferir na operação militar terá "consequências nunca antes vistas".

Putin acusou os EUA e seus aliados de ignorarem a exigência russa de garantias de que a Ucrânia nunca se tornará membro da NATO.

Na quarta-feira, numa entrevista ao canal de televisão norte-americano NBC, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken garantiu que a Rússia tinha tudo pronto para lançar uma invasão da Ucrânia.

De recordar que, na segunda-feira, a Rússia reconheceu a independência das regiões de Lugansk e Donetsk, onde separatistas pró-russos enfrentam o governo ucraniano desde 2014.

Depois do reconhecimento, o Presidente russo, Vladimir Putin, autorizou o exército russo a enviar uma força de "manutenção da paz" para Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia.

Há relatos de forte explosões ouvidas em Kiev, na cidade portuária de Odessa, no Mar Negro, em Kharkiv e Kramatorsk.

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, confirmou o início da invasão russa. Numa mensagem publicada no Twitter, o responsável anunciou que Putin acaba de lançar "uma invasão em grande escala da Ucrânia". "Esta é uma guerra de agressão. A Ucrânia vai defender-se e vencerá. O mundo pode e deve parar Putin. A hora de agir é agora", apelou.

A Ucrânia fechou, entretanto, o espaço aéreo à aviação civil.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG