Exclusivo

Taiwan: "Um cálculo errado pode espoletar um conflito armado sério e alargado"

Taiwan: "Um cálculo errado pode espoletar um conflito armado sério e alargado"

Depois de vários mísseis atingirem as águas que envolvem Taiwan, cinco foguetes lançados por Pequim caíram na Zona Económica Exclusiva do Japão. Especialista diz que manobras são "exibição de força" militar.

Algumas horas após a China iniciar exercícios militares em torno de Taiwan, esta quinta-feira, o Japão anunciou que a Zona Económica Exclusiva (ZEE) do país também tinha sido atingida por cinco mísseis. De acordo com o ministro da Defesa japonês, Nobuo Kishi, foi a primeira vez que mísseis balísticos disparados pela China terão caído no mar nipónico. Jorge Tavares da Silva, especialista em assuntos chineses da Universidade de Aveiro, acredita que o episódio terá consequências nas relações bilaterais.

"Suspeitamos que cinco mísseis balísticos terão caído na ZEE do Japão", comunicou Kishi, acrescentando que o país "já apresentou um protesto à China por via diplomática. Ao considerar que a situação afeta diretamente a segurança nacional, o governante classifica o ocorrido como um "problema grave" que, segundo Jorge Tavares da Silva, poderá ter consequências diretas nas relações diplomáticas dos dois países caso "se confirme que estas ações são intencionais e, sobretudo, continuadas".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG