Frio

O grande responsável pelas temperaturas baixas dos últimos dias? O vórtex polar

O grande responsável pelas temperaturas baixas dos últimos dias? O vórtex polar

O aquecimento estratosférico súbito traduziu-se no desequilíbrio do vórtex polar, encaminhando assim o ar frio para latitudes inesperadas. Ao estar estável, o vórtex polar mantém o ar frio nas regiões polares e o ar quente a norte. Especialistas alertam que as próximas semanas ou meses vão ser de muito frio, na Europa e nos Estados Unidos.

O vórtex polar situa-se entre a camada da estratosfera e da troposfera e tem como função manter o ar frio no Polo Norte. Assim, as correntes de vento circulam ao contrário dos ponteiros do relógio. Porém, se o sistema enfraquecer e se quebrar, dá-se uma inversão, o que leva o ar frio a descer de latitude e o ar quente a subir até aos polos.

Nestas alturas, o inverno torna-se bastante rigoroso, nomeadamente no hemisfério norte. Ao influenciar o clima, é expectável que as temperaturas sejam muitas baixas, chegando a atingir graus negativos e a provocar tempestades de neve, na Europa e nos Estados Unidos, nas próximas semanas ou meses, avança o jornal "The Washington Post".

O aquecimento estratosférico repentino acontece, em média, seis vezes durante uma década, de acordo com os especialistas. É provocado por um fluxo de energia de "ondas atmosféricas em grande escala", explica Amy Butler, cientista e investigadora do Laboratório de Ciências Químicas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. Resumidamente, o vórtex polar significa frio extremo e neve.

Prevê-se que no momento em que o vórtex se dividir em dois, o centro do vórtex polar afete a região da Eurásia e um "vórtex irmão" vá em direção a outro lugar, ainda desconhecido, afirma Judah Cohen, da Atmospheric and Environmental Research, em Massachusetts, nos EUA.

PUB

"Penso que as divisões do vórtex polar favorecem as grandes tempestades de neve", diz.

A última vez que se registou a "separação" do vórtex polar foi no inverno de 2014, onde os Estados Unidos enfrentaram longas quedas de neve.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG