O Jogo ao Vivo

Exclusivo

Apoios covid custam tanto como um ano de salários no SNS

Apoios covid custam tanto como um ano de salários no SNS

Medidas criadas pelo Governo chegaram a três milhões de pessoas e 174 mil empresas e custam quase tanto como um ano de salários na Saúde.

Para atenuar os impactos económicos da pandemia, a Segurança Social já pagou, desde que a covid nos entrou portas dentro, em março de 2020, mais de 4,7 mil milhões de euros em apoios extraordinários. Abrangendo um total de 3,07 milhões de pessoas e 174 mil empresas, avança o gabinete da ministra Ana Mendes Godinho ao JN. Um montante que equivale a um ano de salários na Saúde (a despesa anual com pessoal no SNS supera os 4,8 mil milhões).

O lay-off simplificado responde pela fatia de leão, com um quarto dos 4732 milhões de euros pagos. Apoio que chegou a 943 mil beneficiários num universo de 121 mil empresas. Com maior impacto no primeiro ano da pandemia, aquando do primeiro confinamento geral: 70% dos 1,2 mil milhões de euros foram pagos em 2020. Só em abril daquele ano, quando a economia (quase) paralisou, beneficiaram daquele apoio 777 mil trabalhadores (306 milhões de euros). Numa análise distrital ao acumulado de apoios a lay-off pagos pela Segurança Social, o distrito de Lisboa canalizou 36% do total, seguido do Porto, com metade.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG