Presidente da Câmara diz que concelho teve 60 ocorrências nos últimos três dias e vai reforçar testes. Lisboa com mais de metade dos 612 casos diários.
Corpo do artigo
Braga, Paredes de Coura, Vimioso e Vale de Cambra são os concelhos do Norte onde mais aumentou a incidência de casos de covid-19. O relatório de casos confirmados de covid-19 nos concelhos da Região Norte até ao dia 2 de junho (um documento interno da Administração Regional de Saúde do Norte), não deixa margem para dúvidas e lança alertas. Braga teve 309 novos casos nos últimos 14 dias e Ricardo Rio, presidente da Câmara, já dá como certo que o concelho vai travar no dia 14.
Este domingo, em todo o país, os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicavam 612 novos casos e duas mortes. Dos casos positivos, mais de metade (340) são em Lisboa e Vale do Tejo, mantendo a tendência dos últimos dias. Há ainda 151 no Norte, 49 no Centro, 19 no Alentejo, 30 no Algarve. O boletim da DGS indica ainda que existem, neste momento, 23 715 casos ativos em território nacional, mais 353 do que no sábado.
Do relatório da ARS Norte, verifica-se que o concelho de Braga surge com uma taxa de incidência a 14 dias de 169,1 casos por 100 mil habitantes. Recorde-se que o valor de referência para travar no desconfinamento é de 120 por 100 mil habitantes duas semanas consecutivas. Com cerca de 182 mil habitantes, Braga é a cidade que mais preocupa as autoridades no Norte.
"Cresce de forma grave"
"A situação não está controlada e continua a crescer de forma grave", disse ao JN fonte da ARS Norte. "Tudo parece indicar, pelas datas dos acontecimentos e pelo aumento dos casos, que haja um forte contributo dos festejos da final da Taça de Portugal", referiu a mesma fonte. Para além dos festejos, poderá ter influência nos contágios o regresso de centenas de estudantes universitários à cidade para o reinício das aulas presenciais. As festas e os convívios organizados pelos alunos da UMinho levaram o reitor da universidade a emitir um comunicado apelando à colaboração da comunidade académica no combate ao vírus.
O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, está convencido de que o concelho não vai passar à fase seguinte do desconfinamento, a partir de 14 de junho.
"Estamos em estado de alerta e é quase certo que não avançaremos para a próxima fase, com todas as consequências negativas para os bracarenses e para a economia local", lamentou ao JN, frisando que Braga teve 60 casos nos últimos três dias. "Já foram feitos vários alertas. Para tentar enfrentar o problema, vamos começar, já na próxima semana, a fazer testes nas empresas e em grupos de risco", salientou.
Paredes de Coura, com uma incidência de 304,6 casos por 100 mil habitantes, Vimioso, nos 198,9, e Vale de Cambra, nos 187,6, também estão acima da linha de risco.
Só um agente que esteve na final deu positivo
Um agente da PSP, da Esquadra de Intervenção Rápida da Divisão de Gaia, que esteve envolvido no policiamento da Final da Champions, no dia 29, testou positivo à covid-19. Segundo a ASPP/PSP, "por determinação da Direção Nacional da PSP foram testados apenas os agentes que ainda não tinham a vacinação completa", referiu Paulo Santos, presidente daquela associação sindical. Dos 82 agentes que ainda não tinham a vacinação completa só um ficou infetado.