Já estão inscritos mais de 200 mil jovens na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Depois de Portugal, Espanha é o país europeu com maior número de inscritos, quando passa um mês sobre o Papa Francisco se ter inscrito como primeiro peregrino no encontro que irá decorrer de 1 a 6 de agosto de 2023, em Lisboa.
Corpo do artigo
De entre os mais de 120 países com peregrinos inscritos, da Europa a organização da JMJ realça ainda a inscrição de peregrinos polacos e italianos. Do continente africano destacam-se Moçambique, Angola e Guiné-Bissau, que historicamente partilham uma maior ligação a Portugal. Já da América sobressaem as inscrições de jovens provenientes dos EUA, Brasil, México e Equador.
Modalidades e preços
Para participar, os peregrinos terão de escolher um dos vários pacotes disponíveis no site da JMJ. Todos incluem transportes na cidade de Lisboa, seguro e kit de peregrino, mas o preço varia consoante tenham necessidade de alojamento e alimentação.
Se decidirem participar durante a semana de 1 a 6 de agosto, os preços dos pacotes variam entre os 235 euros (com tudo incluído) e os 90 euros (este só inclui transporte, seguro e kit do peregrino).
Podem também optar por participar apenas no fim de semana, com preços entre os 100 e os 140 euros, ou apenas na vigília e na missa de envio, podendo pagar entre 50 e 60 euros, conforme a necessidade de alimentação.
No entanto, os peregrinos que pagarem a inscrição até ao dia 31 de dezembro terão um desconto de 10%. Já os pagamentos efetuados de 1 de janeiro a 15 de março 2022 vão usufruir de um desconto de 5%.
Pacotes para voluntários
Os voluntários vão beneficiar de pacotes mais baratos: o preço para duas semanas completas com tudo incluído é de 145 euros, mas existem outras opções, sendo que a mais barata tem o custo de 30 euros (inclui apenas transporte, seguro e kit de voluntário).
Famílias de acolhimento
Estão também abertas as inscrições para as famílias que pretendam receber em sua casa peregrinos que venham participar na JMJ, sendo que a primeira fase de inscrições decorrerá até dezembro de 2022. A inscrição das famílias deverá ser feita nas respetivas paróquias, de acordo com o seu local de residência.
Os preços dos pacotes de participação na JMJ foram divulgados no Encontro Internacional Preparatório, que decorreu em Fátima nos dias 16 a 20 de outubro.
As edições internacionais da JMJ são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana. Nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude. Assim, a primeira edição ocorreu na capital italiana, em 1986. Depois disso, a JMJ já passou por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).