25 de Novembro: da pureza original de Abril ao mito fundador do regime

Tentativa de golpe militar do 25 de Novembro de 1975 continua a gerar discórdia entre os partidos
Foto: Arquivo
Operação militar que marcou o fim do PREC continua mergulhada numa luta de memórias 50 anos após a tentativa de golpe falhada e com partidos divididos nas comemorações oficiais.
Corpo do artigo
Meio século volvido, os contornos da movimentação militar que pôs fim ao PREC - Processo Revolucionário em Curso geram discórdia. Nos 50 anos do 25 de Novembro de 1975 e na segunda sessão solene - agora também com uma parada militar -, as comemorações continuam a dividir e a Esquerda acusa o Governo de reescrever a História. Consolidação da democracia, tentativa de golpe contrarrevolucionário ou ajuste de contas entre militares? Para o presidente da Comissão Portuguesa de História Militar, João Vieira Borges, "o 25 de Novembro veio repor a pureza original do 25 de Abril". Já Ricardo Noronha, do Instituto de História Contemporânea, fala do "mito fundador", relativo à forma como o regime democrático ficou estruturado logo a partir de 1976.
O major-general João Vieira Borges está na comissão promotora do 50.° aniversário, que o PS recusou integrar. Mas este partido vai, esta terça-feira, à parada militar (ler página seguinte).

