O objeto que Marcelo Rebelo de Sousa segurou esta tarde nas mãos durante a iniciativa "Innovation Forum", que decorreu na praia de Carcavelos, em Cascais, é o "Marco da Natureza". Foi criado pela Relay4Nature para a regata "The Ocean Race", em 2021, e já passou pelas mãos de diferentes líderes de todo o mundo, que colocaram mensagens no seu interior.
Corpo do artigo
Meses antes, o presidente da República recebeu este marco das mãos de Emmanuel Macron, presidente de França, durante a One Ocean Summit que decorreu em Brest, França, a 11 de fevereiro de 2022. Este símbolo foi criado pela Relay4Nature, uma iniciativa criada por uma parceria entre Peter Thomson, enviado-especial da ONU para o Oceano, e Richard Brisius, presidente da regata "The Ocean Race".
A ideia de passar este marco entre líderes mundiais surgiu em maio de 2021, como uma das iniciativas da regata. De acordo com o website da instituição, pretende-se que "cada pessoa que carregou o 'Marco da Natureza' deposite uma mensagem no seu interior", que vão atuar como uma chamada para a ação e para incentivar líderes a unirem-se nas questões do mar, usando a ciência, para proteger gerações futuras.
O primeiro a recebê-lo foi o comissário Europeu, Virginijus Sinkevičius, a 7 de maio de 2021. Depois passou por vários países, como a Polónia, Suécia, França, Portugal, Espanha e Itália, até chegar, com todas as mensagens recolhidas, à COP26, que decorreu em Glasgow, na Escócia, a novembro de 2021.
Quase um ano depois, o "Marco da Natureza" encontra-se novamente em Portugal. Desta vez, nas mãos do enviado especial Peter Thomson, que estava ao lado do ator e ativista Jason Momoa, na praia de Carcavelos, em Cascais.
A importância do "Marco da Natureza"
Para Jason Momoa, foi uma grande honra receber o marco da mão do enviado especial Peter Thomson'. "Sei que este marco já correu meio mundo e que continuará a sua viagem como um símbolo duradouro para os líderes", afirmou Jason Momoa.
Depois deste discurso na praia, Jason Momoa juntou-se aos vários participantes do "Innovation Forum", em que Marcelo Rebelo de Sousa e António Guterres, enquanto secretário-geral da ONU, estiveram presentes. No fim da cerimónia, o "Marco da Natureza" voltaria, mais uma vez, às mãos do presidente da República.
O famoso ator norte-americano que protagonizou o "Aquaman" está em Portugal em defesa do mar e amanhã será entronizado embaixador das Nações Unidas para a Vida Marinha.