Afeta ou não o ciclo menstrual? Interfere nos partos antes da hora? Altera o sono e o humor? Influencia o crescimento do cabelo? Há ou não evidências para crenças tão enraizadas? Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
Corpo do artigo
As fases da Lua terão razões que a própria razão desconhece. Tão distante, lá longe, e por vezes, tão perto está este satélite natural da Terra que assume as suas formas e feitios quando o Sol se vai embora. Haverá algum poder desconhecido capaz de afetar o nosso organismo e o nosso comportamento, a hora de nascer e o tempo de descanso? Haverá evidências científicas? O assunto tem as suas ondulações e explicações. Com e sem romantismo e misticismo à mistura.
Os impactos da Lua no ser humano não passam ao lado de muita gente, haverá explicações que batem certo com o que os olhos veem no corpo e no estado de espírito, ora mais melancólico, ora mais efusivo. “O calendário lunar constitui uma forte referência na história da humanidade. A sua interpretação, associada à sabedoria popular, baseada na observação, acabou mesmo por se tornar a justificação para as mais variadas questões ligadas à saúde e bem-estar”, comenta Carlos Portinha, médico, diretor clínico do Grupo Insparya que lembra que, no início dos tempos, o Sol e a Lua eram os únicos recursos para contabilizar o tempo. Daí a atribuição de alguma influência nos estilos de vida e comportamentos. Há crenças que atravessam séculos, que se instalam, que perduram.