São nove os deputados com menos de 30 anos eleitos para a Assembleia da República, o que se traduz numa diminuição de três jovens, comparativamente às legislativas de 2022. Chega é o partido com a deputada mais nova, com 20 anos, e o PS não tem ninguém abaixo dos 29 anos. Conheça os mais jovens deputados.
Corpo do artigo
Madalena Cordeiro, 20 anos, Chega
A deputada mais nova eleita para a Assembleia da República tem 20 anos e junta-se à bancada do Chega. Madalena Cordeiro é natural de Évora e estudante universitária de Direito na Universidade Católica. Faz parte da direção da Juventude Chega, tendo sido agora eleita pelo círculo eleitoral de Lisboa. O Chega volta a ser o partido a eleger o deputado mais novo, sendo que na legislatura anterior esse lugar pertencia a Rita Matias.
Eva Brás Pinho, 24 anos, Aliança Democrática
Jurista e advogada estagiária na Morais Leitão, vogal na Comissão Política Nacional da Juventude Social Democrata, Eva Brás Pinho vai sentar-se pela primeira vez no Parlamento. Tem 24 anos, é deputada municipal em Cascais desde 2021 e já esteve nas listas do partido em 2019, mas é este ano, com a Aliança Democrática, que se junta à equipa parlamentar dos sociais-democratas. A nova deputada diz que “todos os temas são de juventude” e acredita na “descentralização de competências para as autarquias” e na “iniciativa privada”.
Rita Matias, 25 anos, Chega
É uma figura já bastante conhecida pela sua participação no partido Chega e por estar sempre ao lado de André Ventura. Nas eleições legislativas de 2022 foi a deputada mais nova eleita na Assembleia da República, agora esse título passou para a sua companheira de partido Madalena Cordeiro. Deixou de ser a única mulher no grupo parlamentar do Chega. Com 25 anos volta a ter o seu nome numa das cadeiras do Parlamento, mas as suas funções não ficam por aí. A cabeça de lista de Setúbal é também adjunta da direção nacional do partido e coordenadora da direção nacional da Juventude Chega.
Patrícia Gilvaz, 26 anos, Iniciativa Liberal
A deputada volta a juntar-se à bancada parlamentar da Iniciativa Liberal. Natural de Matosinhos, foi reeleita deputada pelo Porto aos 26 anos e é uma das poucas representantes dos jovens no Parlamento. Tirou o curso de Direito na Universidade do Porto, onde foi presidente da Associação de Estudantes da faculdade, tendo ainda sido deputada da assembleia de freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo.
Ana Gabriela Cabilhas, 27 anos, Aliança Democrática
Eleita deputada da AD pelo círculo eleitoral do Porto, a ex-presidente da Federação Académica do Porto é coordenadora do Conselho Estratégico do PSD para a longevidade e bem-estar e frequenta atualmente o 2º ano do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. A nova deputada do PSD reclama por um “espaço para as novas gerações".
Martim Arnaut Syder, 28 anos, Aliança Democrática
É membro da Comissão Política Distrital do PSD Coimbra, vice-presidente da Comissão Política Nacional da JSD, presidente da JSD Distrital de Coimbra e agora, aos 28 anos, tornou-se deputado no Parlamento com a Aliança Democrática por Coimbra. Martim Arnaut Syder fez o curso de Economia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Bernardo Blanco, 28 anos, Iniciativa Liberal
Deputado à Assembleia da República e vice-presidente da Iniciativa Liberal, Bernardo Blanco tem 28 anos. O cabeça de lista por Lisboa foi uma das revelações no inquérito da TAP, cuja comissão integrou. A 25 de abril de 2022 estreou-se no púlpito da Assembleia da República, onde está agora de regresso. Nasceu em Torres Vedras e é licenciado em Gestão, estando a tirar um mestrado em Ciência Política. No passado, foi cabeça de lista pelo Distrito de Leiria nas eleições legislativas de 2019, mas apenas em 2022 foi eleito deputado por Lisboa.
Miguel Costa Matos, 29 anos, Partido Socialista
Já leva alguns anos de experiência, uma vez que se senta na Assembleia desde as eleições de 2019. Pela terceira vez consecutiva, Miguel Costa Matos vai juntar-se ao grupo parlamentar socialista, tendo sido eleito pelo círculo eleitoral de Setúbal. É secretário-geral da Juventude Socialista e já foi o deputado mais novo no parlamento em 2019. Durante dois anos assumiu funções como conselheiro económico adjunto no gabinete de António Costa e participou na elaboração do projeto de lei que deu origem à Lei de Bases do Clima. Licenciado em Filosofia, Política e Economia e mestre na última.
Francisco Sousa Vieira, 30 anos, Aliança Democrática
No currículo consta a profissão de médico, presidente do PSD do Marco de Canaveses e atual vereador do PSD na Câmara Municipal do Marco de Canaveses, e à lista junta-se agora deputado na Assembleia da República pela Aliança Democrática. Já fez parte da Federação Académica do Porto e foi presidente da Associação de Estudantes durante o mestrado na Faculdade de Medicina na Universidade do Porto.