Um pouco preguiçosa, às vezes, para estudar, Lara Matos, 10 anos, de Abrantes, premiada da iniciativa "Regresso às Aulas", do "Jornal de Notícias", encontra na prima Luana, de 16 anos, um grande apoio para manter o excelente desempenho escolar.
Corpo do artigo
E na hora de receber o prémio, fez questão de partilhar o momento com a familiar. "A minha prima Luana ajuda-me a estudar e a tirar boas notas. Ela vai buscar fichas à Internet para eu fazer e tem um papel muito importante no meu bom aproveitamento", conta a jovem aluna, ainda um pouco incrédula por ter sido uma das 15 escolhidas.
Os 200 euros da Opticalia terão como destino uns óculos novos, já os 500 euros da Staples servirão para "comprar um computador". "Preciso para fazer pesquisas sobre trabalhos manuais, pois faço muitos projetos", esclarece Lara, revelando o enorme gosto pela pintura e desenho. "É isso que quero fazer quando for grande", atira, para logo avançar: "Também quero ser escritora e ilustradora e aliar, assim, o gosto pelas artes e pela escrita".
Embora reconheça que a filha tem aptidão para várias áreas, Carla Silvestre, 46 anos, desempregada, espera que agora no 5.º ano a jovem tenha "um método de estudo". "O percurso tem sido sempre bom. Poderá ser um dom, pois não é uma menina muito empenhada a estudar. Mas, os dons não duram para sempre e a responsabilidade do próximo ano é acrescida. Cabe-me a mim estar atenta", refere a progenitora, que também é mãe de Lucas, 5 anos.
No que ao prémio diz respeito, Carla não poderia ter ficado mais contente. "Foi mesmo ouro sobre azul, não só para poder comprar o computador, mas também para adquirir umas tintas e aguarelas para as pinturas delas. Este prémio é mesmo a cara dela", complementa.