Primeiro-ministro rendido ao bolo de massa folhada feito na Pastelaria Oliveira, situada junto ao histórico Mosteiro da Batalha, e que conta 51 anos de existência. E, quando já não encontra o sua receita favorita, Costa tem quem a vá lá buscar de propósito para lhe levar.
Corpo do artigo
Não estranhe se algum dia entrar na Pastelaria Oliveira, na Batalha, e vir o primeiro-ministro na fila, na expectativa de encontrar na montra um "sexolisofe". Confecionado com massa folhada, recheado com chantilly, e com pasta de amendoim por cima, este bolo já fazia as delícias de António Costa mesmo antes de desempenhar as funções atuais, garante Alexandre Guerra, filho do proprietário.
"Sempre que vem para estes lados, passa aqui para procurar o 'sexolisofe', que não encontra em mais lado nenhum", garante Alexandre Guerra, de 50 anos. E já aconteceu estar na fila e, quando se aproxima da montra, constatar que não foi fabricado nesse dia. "Era um bolo que se fazia mais na fase da aprendizagem", justifica o pai, João, de 78 anos. "Mas há pessoas que vêm cá buscar para lhe levar", garante.
Fundada há 51 anos, junto ao Mosteiro da Batalha, a Pastelaria Oliveira tem clientes que, desde então, continuam a frequentar o espaço. Contudo, com o decorrer do tempo, passaram a ser mais procurados por turistas, por diferentes gerações e por casais com filhos. "Temos um espaço bem localizado, muito agradável e tranquilo", justifica Alexandre.
Recurso a métodos tradcionais
João acrescenta à lista de clientes os emigrantes, quando vêm de férias a Portugal. "É o nosso mercado da saudade", observa o filho. "Reforçámos a nossa presença nas redes sociais, na pandemia, e as pessoas manifestam uma grande emoção nos comentários". Alexandre acredita que a Pastelaria Oliveira se distingue por utilizar métodos tradicionais e produtos de qualidade no fabrico.
Além de bolos, tem serviço de cafetaria, pelo que confeciona tostas em pão caseiro, crepes, torradas e gelados, no verão. Antes da pandemia, também servia sopa, saladas e pizas. Aberta todos os dias do ano, à exceção de 25 de dezembro, a Pastelaria Oliveira funciona das 8 às 19.30 horas, horário que é alargado no verão. A esplanada funciona o ano todo