Foi publicada, esta quarta-feira à noite, em Diário da República, a portaria com a fixação das vagas para o concurso externo de vinculação dinâmica de professores. Há 8233 vagas disponíveis que serão preenchidas no ano letivo de 2023/2024.
Corpo do artigo
O número de vagas dos quadros está distribuído por 35 grupos de recrutamento, sendo que é o Primeiro Ciclo que dispõe de mais lugares: 1524. Seguem-se os grupos de Português (639) e Educação Física (552). Os professores têm entre o dia 12 e as 18 horas de 18 de maio para concorrer.
O Quadro de Zona Pedagógica (QZP) 1, que diz respeito ao Norte litoral, é o que conta com mais vagas abertas (3204), seguido do QZP 7, correspondente à Grande Lisboa (1537).
Segundo a portaria, validada pelo ministro das Finanças, pela secretária de Estado da Administração Pública e pelo Secretário de Estado da Educação, o objetivo é concretizar "o compromisso de garantir à escola pública, de forma sustentável, os professores em número e qualidade necessários à prossecução da sua missão bem como o combate à precariedade laboral na área da educação".
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou, na segunda-feira, o diploma do Governo sobre recrutamento de pessoal docente.
