O próximo mês de abril vai fazer jus ao famoso provérbio "abril, águas mil". De acordo com a Meteored, será mais chuvoso do que o normal em várias regiões do país. Por outro lado, esperam-se temperaturas ligeiramente mais elevadas do que o habitual.
Corpo do artigo
Normalmente, a precipitação média total para o mês costuma superar os 100 mm nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, sendo que nas principais estações meteorológicas da Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve varia entre 39 mm (Faro) e 78 mm (Portalegre). No arquipélago da Madeira, esse valor costuma fixar-se em torno dos 44 mm e, no dos Açores, chega quase aos 85 mm.
De acordo com a análise de Alfredo Graça, geógrafo e especialista da Meteored Portugal, vai chover mais do que normal em abril em grande parte das Regiões Norte e Centro, salientando-se os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto integralmente e os distritos de Vila Real, Viseu, Aveiro, Coimbra, Guarda e Castelo Branco parcialmente, com uma anomalia de precipitação positiva de 10 a 20 mm.
No Nordeste Transmontano, preveem-se entre cinco e 10 mm acima da média, assim como nos Grupos Central e Oriental dos Açores. No Grupo Ocidental dos Açores e quase todo o arquipélago da Madeira, não há perspetiva de desvios da precipitação em relação à média.
Em relação às temperaturas de abril, no interior Norte e Centro a média da temperatura máxima varia entre 13ºC (Guarda) e 17ºC (Vila Real), no Litoral Norte entre 18 e 19ºC, em grande parte das capitais distritais do Centro entre 18ºC e 20 ºC e na Área Metropolitana de Lisboa, Lezíria do Tejo, Baixo Alentejo e Faro ronda os 20ºC.
Para este ano, a Meteored prevê temperaturas ligeiramente superiores ao normal nos distritos de Castelo Branco e Portalegre, em todas as regiões situadas a norte do rio Mondego, nos Grupos Central e Oriental dos Açores e em quase todo o arquipélago da Madeira (0,5 a 1 ºC acima da média climatológica de referência).
Nas restantes regiões do Continente, no Grupo Ocidental dos Açores e numa pequena porção da ilha da Madeira, não se detetam desvios da temperatura em relação aos valores médios de referência.