Foram mais de 250 os jovens que se inscreveram para um dos 80 lugares disponíveis na Academia Socialista, que arranca, esta quarta-feira, em Leiria, e termina, no próximo domingo, com uma intervenção do secretário-geral do partido, António Costa. Em cima da mesa, a discussão dos principais problemas atuais do país, com a participação de vários ministros e de convidados internacionais.
Corpo do artigo
"Isto mostra que há gente que está disposta a discutir, que os jovens estão muito interessados no que está a acontecer e que é, por isso, errada essa ideia de uma juventude passiva e desinteressada", considera o diretor do Gabinete de Estudos e secretário nacional do PS, Porfírio Silva, referindo-se ao número de inscritos.
Para Porfírio Silva, a inscrição de mais de 250 jovens deu ainda oportunidade ao partido de escolher um leque de participantes equilibrados, em termos de género e de distribuição geográfica, por exemplo. "De uma maneira geral, foram atraídos pela oportunidade de refletir", acrescenta Porfírio Silva, em relação às razões invocadas pelos jovens para se inscreverem.
A iniciativa, organizada em conjunto por PS, JS e Grupo dos Eurodeputados Socialistas, engloba várias sessões sobre "temas da atualidade política e estruturantes para o desenvolvimento do país". "Como crescimento económico, desigualdades, novas formas de trabalho e proteção social. Temas que preocupam a juventude", acrescenta Porfírio Silva, destacando a participação como oradores do comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Paolo Gentiloni, e da eurodeputada espanhola Iratxe García Pérez.
Na Academia Socialista, participam ainda vários ministros e ex-governantes, como António Costa e Silva, Ana Abrunhosa, Helena André e Vieira da Silva, além de Álvaro Beleza, atual presidente da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES).
A iniciativa de formação política do PS, que se realiza pela primeira vez como uma Academia, conta ainda com a participação da presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Luísa Salgueiro, assim como com eurodeputados como Manuel Pizarro, Pedro Marques e Maria Manuel Leitão Marques.
Um dos momentos altos do evento será o jantar-debate com o ex-candidato às presidenciais e também ex-deputado Manuel Alegre.
O evento, que decorre no Mercado de Sant´Ana (Leiria) termina com um comício, no próximo domingo, com o secretário-geral do PS, António Costa, depois de um momento musical.
A sessão de abertura da Academia Socialista será feita, esta quarta-feira, pelo com as intervenções de líder do PS/ Leiria, Walter Chicharro, pelo coordenador dos eurodeputados socialistas Manuel Pizarro e pelo líder parlamentar Carlos César.