Os serviços de saúde estiveram no topo das preocupações no distrito de Vila Real em 2023, sobretudo na reta final do ano, com encerramentos de serviços devido à falta de médicos. No arranque de 2024 estão no cume das inquietações dos candidatos do PS e da Aliança Democrática (AD).
Corpo do artigo
A cabeça de lista do PS é uma repetente. Nas eleições legislativas de 2022, Fátima Correia Pinto avançou em segundo lugar na lista socialista por Vila Real, distrito onde o PS elegeu três deputados (41,29% dos votos) e o PSD dois (40,01%). Para o social-democrata Amílcar Almeida, até esta segunda-feira presidente da Câmara de Valpaços, a corrida a um lugar no Parlamento, liderando a lista da AD, é uma estreia.
Fátima Correia Pinto vai continuar a “pugnar por melhores serviços públicos, com maior qualidade e melhor acessibilidade”. O objetivo final é “aumentar o bem-estar dos residentes e atrair mais pessoas”. Elege as “respostas de saúde e sociais” como prioritárias, uma vez que “existe falta de recursos humanos, como médicos, e tem de haver um reforço”. Até porque a região “tem uma população muito envelhecida e muito dispersa”.