Chegam cerca de 12 mil documentos de reembolso por dia à ADSE e há um atraso de 650 mil documentos por processar. Em causa, estará a falta de 76 funcionários.
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O subsistema de saúde dos funcionários públicos tem por tratar cerca de 650 mil documentos com pedidos de reembolso de despesas, mas a falta de funcionários está a afetar o trabalho da ADSE, escreve o jornal "Público" esta terça-feira, citando informações reveladas pelo economista Eugénio Rosa, membro do conselho diretivo da ADSE eleito pelos representantes dos beneficiários.
Segundo Eugénio Rosa, chegam todos os dias cerca de 12 mil documentos com pedidos de reembolso, que se acumulam, gerando atrasos e o descontentamento dos beneficiários. Fora deste número, estão os documentos por digitalizar, cujo atraso é de duas semanas, quando deveria ser, no máximo, de uma. Os atrasos não são novos, mas estão a agravar-se, alerta o economista, que atribui o problema à falta de trabalhadores que está a estrangular o serviço.
A ADSE tem "atualmente 194 trabalhadores quando precisa de 270", afirma Eugénio Rosa, que critica a tentativa de se transformar o subsistema de saúde "numa associação mutualista", mais frágil perante os privados.