O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, mantém-se no topo das entidades mais reclamadas no setor da aviação em Portugal. Infraestrutura “recebe 50% de todos os passageiros que chegam a Portugal”.
Corpo do artigo
O último relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), referente ao segundo semestre do ano passado, dá conta de um aumento de quase 400% no número de reclamações de passageiros naquela infraestrutura.
No entanto, o regulador não clarifica qual a quantidade de queixas registadas nos restantes aeroportos e aeródromos portugueses. Esses dados só serão publicados no relatório do próximo semestre.
Nos dados mais recentes da ANAC, lê-se que o Aeroporto de Lisboa registou 542 reclamações no segundo semestre de 2023, o que representa um aumento de 393% relativamente ao período homólogo de 2022 (110). Há um ano, entre 31 de julho e 7 de agosto, realizou-se a Jornada Mundial da Juventude, que trouxe milhares de peregrinos à capital.
Efeito “aspirador”
Face aos restantes espaços, o Aeroporto de Lisboa é o que movimenta mais passageiros, todos os anos. Na segunda metade do ano passado, foram 17,8 milhões de passageiros, contra os oito milhões que passaram pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, ou os cerca de cinco milhões no aeroporto de Faro, no Algarve.
Também a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) salienta que “o Aeroporto de Lisboa é, claramente, o mais reclamado”. De seguida está o Aeroporto do Porto, diz a associação.
Pedro Castro, diretor da SkyExpert, aponta que “o atual Aeroporto de Lisboa já representa 50% de todos os passageiros que utilizam os aeroportos nacionais”. O consultor da área da aviação acrescenta que, “mesmo sem obras, mesmo sem novo aeroporto”, Lisboa “ainda pode crescer com cinco novas companhias áreas este semestre”. “Este efeito ‘aspirador’ de Lisboa prejudica o país e afunila turistas, em particular, os intercontinentais quase exclusivamente para a capital”, acrescenta ao JN.
Queixas sobre a ANA
De recordar que, em meados de maio, o Governo aprovou a construção do novo aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete. A infraestrutura deverá entrar em funcionamento em 2034.
O Portal da Queixa, uma plataforma online para consumidores, revela ao JN que houve “um aumento de 52% das reclamações dirigidas à ANA - Aeroportos de Portugal” no primeiro semestre deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2023. O Aeroporto Humberto Delgado reuniu 61% das queixas dos passageiros, o Aeroporto do Porto 32% e o da Madeira 6%.
No ranking da AirHelp sobre os melhores aeroportos, o de Lisboa ficou no 234.º lugar. O topo é ocupado pelo de Doha e o da Cidade do Cabo.