Nos primeiros nove meses houve registo de 52 milhões de viajantes nos aeroportos nacionais. Presidentes de regiões de turismo acreditam que este ano serão atingidos novos máximos históricos.
Corpo do artigo
O número de passageiros nos aeroportos portugueses atingiu máximos históricos em 2023. Até setembro, movimentaram-se 52 milhões de pessoas em Porto, Lisboa e Faro, sendo este o melhor valor de sempre dos primeiros nove meses do ano desde 2012. O ano de 2023 está a oito milhões de bater a melhor marca da década. Os presidentes de regiões do turismo estão confiantes e acreditam que, a acompanhar a tendência, haverá novo recorde este ano.
Num ano marcado pelas guerras, pela inflação e pela subida do custo de vida, não seria surpreendente se os números de tráfego aéreo tivessem sofrido uma queda. No entanto, desde o início do ano de 2023 que não param de se atingir máximos históricos: entre janeiro e setembro, movimentaram-se cerca de 52 milhões de passageiros nos aeroportos nacionais, incluindo os mais pequenos e os das ilhas. Os primeiros nove meses do ano são os melhores de sempre, não existindo outro ano, na última década, com valores iguais ou superiores.