O líder do PSD, Luís Montenegro, vai mesmo participar nos debates televisivos com os representantes da CDU e do Livre, ao contrário do que era intenção da Aliança Democrática (AD). A coligação queria fazer-se representar por Nuno Melo, presidente do CDS, mas as televisões recusaram.
Corpo do artigo
Desta forma, Montenegro estará presente no debate com o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, que ocorrerá este sábado, pelas 20.30 horas, confirmou o JN. Na quarta-feira, recorde-se, os comunistas tinham acusado o líder social-democrata de querer "fugir" à discussão.
Nesse mesmo dia, os diretores de informação da RTP, SIC e TVI/CNN emitiram um comunicado a recusar a substituição de Montenegro por Nuno Melo. Frisaram que o convite tinha sido "dirigido, exclusivamente, aos líderes das candidaturas dos partidos e coligações com assento parlamentar", o que excluía o CDS.
As estações televisivas consideram que, "a aceitar-se esta exceção, desvirtuar-se-iam o modelo e as condições de equidade propostas a todos, o que não é aceitável e justo". Assim, "o modelo proposto mantém-se em vigor nos exatos termos em que o colocámos", disseram.
No sábado, a agenda do PSD prevê que Montenegro esteja presente num comício em Penafiel às 17 horas. A chegada aos estúdios da RTP na capital será, por isso, feita em contra-relógio. O debate entre Montenegro e Rui Tavares, do Livre, terá lugar no dia 17 de fevereiro.