A Agência Europeia de Medicamentos alertou, esta quarta-feira, para relatos de falsos medicamentos rotulados como Ozempic a circular na União Europeia e no Reino Unido. Estas canetas injetáveis são usadas no controlo da diabetes e na perda de peso. As unidades fraudulentas detetadas têm rótulos em alemão.
Corpo do artigo
O caso está a ser investigado pelas entidades reguladoras de medicamentos da União Europeia e pela polícia, após a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla inglesa) ter sido notificada de que foram identificadas canetas falsamente rotuladas como Ozempic na União Europeia e no Reino Unido. Para já, o regulador garante que não há evidências de que tenham sido vendidas aos utentes nas farmácias. Também não há relatos de danos reportados por pacientes sobre o medicamento falsificado.
"Os últimos relatos de falsificação surgem na sequência de um aumento na procura de Ozempic, que também levou a uma situação de escassez", refere a Agência Europeia do Medicamento em comunicado.
De acordo com o regulador, as canetas possuem números de lote, códigos de barras e números de série exclusivos de embalagens Ozempic originais. Quando as caixas de Ozempic contrafeitas foram verificadas, os números de série mostraram-se inativos, alertando assim para uma possível falsificação.
O regulador aconselha os doentes a consultarem o folheto informativo do medicamento para conseguirem distinguir as canetas originais das falsificadas, a não utilizarem as canetas caso suspeitem que são contrafeitas e a devolver o fármaco numa farmácia caso verifiquem que a injeção não apresenta as características originais.