<em>Agora Nós</em> está de volta à RTP1, desta vez à tarde. Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelos apresentam o programa, que a administração da estação quer que faça "a diferença".
Corpo do artigo
Depois de um ano a animar as manhãs da RTP1, Agora Nós passará, a partir de segunda-feira, dia 21, a ocupar as tardes do primeiro canal da estação pública. Apresentado por Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelos, o formato - produzido pela Eyeworks até ao final do ano, passando essa produção a estar a cargo, a partir de 2016, da própria RTP - regressa à antena com menor orçamento, mas com conteúdos renovados.
"O cenário é o mesmo, por isso onde os espectadores vão sentir mais [a diferença] é, por causa da baixa dos orçamentos, nos conteúdos, e estes são a coisa mais importante que existe em comunicação. Não a forma como se comunicam - e nós fazemo-lo em 16:9, por isso tecnicamente temos todos os meios -, mas o que se comunica. E este é que é o nosso trabalho", afirmou José Pedro Vasconcelos na apresentação à imprensa do formato.
O maior objetivo, garante o diretor de programas Daniel Deusdado, "fazer a diferença". "Este programa pretende posicionar-se num território ligeiramente diferente da concorrência. O território da RTP numa concorrência pura e dura com os seus rivais traz, porventura, mais um ou dois pontos [de share] em alguns casos, mas não é necessariamente o melhor território para a estação e o mandato desta administração e desta direção de programas é o de fazer a diferença e não o de concorrer por concorrer. Posto isto, queremos ser o número um", explicou o responsável, garantindo ainda que à RTP, "que tem um ADN próprio", "basta-lhe ser, muitas vezes, assim para ser complementar".
Daniel Deusdado frisou ainda que Agora Nós será "um programa de infotainment na medida em que vai tentar aproximar-se das populações e da atualidade". Entre as rubricas novas, Agora Nós contará com espaços como o do "médico de família" João Ramos, o de D. Januário Torgal Ferreira, sobre temas da atualidade, com uma rubrica lúdica com Serenella Andrade, um "Agora Ajuda" (onde se tentarão resolver problemas dos espectadores), e ainda com segmentos sobre noivos, bricolage, poupança ou sexualidade, adiantou Deusdado.
Além destas, também os dois apresentadores terão espaços com os seus nomes. Neste caso, enquanto o conteúdo da rubrica Agora Zé permanece nos segredos dos deuses até à estreia, o de Agora Tânia "será sobre maternidade". "Por motivos óbvios, nos primeiros tempos terá muito a ver com a minha faceta de mãe. Mas não só. Passa também muito por dicas práticas", disse a apresentadora, que foi mãe, pela segunda vez, há dois meses. Aliás, é mesmo por isso que Tânia Ribas de Oliveira estará, até meados de outubro, a fazer apenas a primeira metade do programa. "Ainda estou a amamentar e faço questão de continuar. O Pedro [filho] vem comigo para a RTP até outubro, altura em que irá para a creche e eu ficarei no ar até às 18.00".