Agricultores contestam cortes de água no Alqueva e avançam para a Justiça
Os cortes de água, promovidos pela Empresa de Desenvolvimento de Infraestruturas de Alqueva (EDIA), a mais de duas dezenas de agricultores alentejanos que excederam os consumos acordados para o corrente ano agrícola está a gerar forte contestação dos “homens da terra”.
Corpo do artigo
O JN apurou que alguns agricultores estão a preparar processos judiciais contra a EDIA. As ações darão entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal, com o objetivo de travarem a decisão da empresa gestora do Alqueva.
A ACOS-Associação de Agricultores do Sul veio a público “repudiar” os cortes de água do Alqueva, dando conta de que fez chegar o seu desagrado ao Ministério da Agricultura. Para a associação, esta situação deveria ser gerida “sem recorrem a cortes radicais”. Aliás, a ACOS considera que este é um assunto “muito sensível”, que pode ter “repercussões económicas graves” e que, por isso, carece de adequada ponderação.