Temperatura do mar à superfície vai continuar acima da média neste verão. Tendência junta-se ao degelo e provoca o desenvolvimento de bactérias e alterações de ecossistemas.
Corpo do artigo
A temperatura da água do mar vai continuar acima da média neste verão, nomeadamente no Norte e no Algarve. Mas se com a época balnear à porta - arrancou ontem na maioria dos concelhos do centro e sul e, até ao dia 15, estende-se ao norte - parecem boas notícias, é preciso ter cuidado com os perigos à espreita, a começar por bactérias emergentes.
A anomalia positiva intensa que se sentiu no ano passado, com temperaturas da água do mar à superfície acima da média em Portugal, deverá continuar neste verão. Dados avançados, ao JN, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), com base nas análises do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo, apontam para que, em junho, julho e agosto, haja subidas que oscilam entre 0,25 e 0,75 graus celsius (º C), face ao período de referência, sobretudo do Mondego para norte e na costa algarvia. As anomalias serão mais fortes este mês e vão-se dissipando, progressivamente, nos dois meses seguintes.