Alexandra Leitão: "Montenegro voltou a pôr a tónica nos filhos, misturou planos"
Sem antecipar a posição do PS face à moção de censura com que os comunistas vão avançar, a presidente da bancada parlamentar socialista insistiu que a mensagem do primeiro-ministro não foi clara e que falhou em colocar a tónica na família, deixando por esclarecer as práticas da empresa que agora passou para os filhos.
Corpo do artigo
Numa reação ao discurso do primeiro-ministro, que, sem ser perentório e colocando o futuro do Governo nas mãos da oposição, ameaçou avançar com uma moção de confiança, a socialista Alexandra Leitão disse que "o primeiro-ministro não foi claro", não só nas explicações sobre a empresa da família, "mas também sobre o que ia fazer".
"Para mim, não foi claro sobre o que vai fazer, genuinamente", institiu, apontando que houve comentadores políticos e jornalistas que acharam que Montenegro anunciou uma moção de confiança e outros que não. "O ónus de dizer o que vai fazer é do Governo, não vale a pena atirar esse ónus para a oposição", defendeu, falando na CNN Portugal, sem antecipar o que fará o PS perante a moção de confiança que o PCP já disse que apresentará nos próximos dias.
Noutra nota, a presidente da bancada parlamentar socialista e também candidata à Câmara de Lisboa, apontou a "falta de transparência" que acusa Luís Montenegro de ter voltado a demonstrar, ao fazer uma comunicação ao país sem direito a perguntas dos jornalistas - prática que tem acontecido ao longo dos últimos meses. É um "padrão de comportamento de lidar mal com o escrutínio e a transparência", asseverou Alexandra Leitão.
Sobre o conteúdo da mensagem de Luís Montenegro e sobre o caso que o levou a falar às televisões num sábado às 20 horas, a deputada socialista lamentou que o primeiro-ministro tenha voltado a "pôr a tónica na família, nos filhos e no futuro dos filhos". "Não é isso que está em causa, misturou planos (...) Há uma coisa que aconteceu: a empresa [da família de Montenegro] incorreu em economia ilícita ao fazer serviços juridicos", assinalou.