Ligação foi suspensa com a pandemia. Os Verdes querem a reposição e Câmara diz ter garantias.
Corpo do artigo
A ligação por Alfa Pendular Guimarães- -Lisboa está suspensa há 15 meses. O serviço inaugurado com festa rija em maio de 2016 ficou indisponível em março do ano passado devido à pandemia e, até agora, não foi reposto, ao contrário do que aconteceu com outras ligações.
Mariana Silva, eleita pela CDU na Assembleia Municipal de Guimarães, levou o assunto à sessão da passada sexta-feira, para lembrar que "passados 15 meses, o serviço ainda não foi reposto, privando os vimaranenses, os turistas e os estudantes de viajarem de forma segura, sustentável e rápida". Para a eleita da CDU, esta era uma ligação "que fazia a diferença e faz falta".
Na resposta, o presidente da Câmara, Domingos Bragança, revelou que teve uma reunião com o administrador do serviço da Comboios de Portugal (CP) "que se comprometeu que o Alfa é para continuar". O mesmo aconteceu na reunião entre o presidente da Câmara e Pedro Nuno Santos, ministro com a tutela dos transportes, que "também disse que o serviço é para continuar", acrescentou Domingos Bragança.
Questão ao governo
Enquanto deputada pelo partido Os Verdes na Assembleia da República, Mariana Silva já tinha questionado o Governo sobre a suspensão da ligação, exigindo a reposição com o argumento de que as viagens de Alfa "vieram favorecer a mobilidade nas deslocações profissionais e académicas, mas também nas visitas turísticas entre importantes polos culturais". A deputada questionava quando é que ia ser retomada a ligação, mas o Governo não respondeu.
Saiba mais
Viagem mais demorada
Atualmente, a viagem de comboio entre Lisboa e Guimarães pode demorar entre quatro horas e meia e sete horas, dependendo do horário. Com o Alfa Pendular, a CP assegurava uma viagem inferior a quatro horas.
Vizela também espera
Para além de parar em Guimarães, o Alfa Pendular parava em Vizela, desde julho de 2019. O concelho vizelense não chegou a usufruir do serviço mais do que um ano, uma vez que foi suspenso em março de 2020.