Alfândega da Fé voltou a ficar em primeiro lugar no Índice de Transparência Municipal, da Integridade e Transparência, mas está agora acompanhada por Vila do Bispo. No fim da lista estão Pedrógão Grande e Porto Moniz.
Corpo do artigo
Na edição de 2017, foram apertados os critérios de análise, pelo que a pontuação média dos 308 municípios baixou de 52 para 51 pontos (de zero a cem). "Antes aceitávamos que só fosse publicada a declaração de rendimentos do presidente da câmara e dos vereadores com pelouro atribuído e agora pedimos as declarações de todos os vereadores", exemplificou João Paulo Batalha, presidente da Integridade e Transparência.
Consulte a lista completa AQUI
Em consequência, o município transmontano de Alfândega da Fé manteve-se na liderança, mas passou de 100 pontos para 91. "Vamos analisar as áreas em que perdemos pontos para as melhorar, queremos ser o mais transparentes possível", disse ao JN a presidente da câmara, Berta Nunes, que felicitou toda a equipa. "É o resultado do trabalho de toda a organização", adiantou. Em todo o caso, Alfândega da Fé tem-se mantido nos primeiros lugares desde que o Índice de Transparência Municipal foi criado. Pode verificar aqui o lugar onde se encontra o município onde vive.
O índice mede a disponibilização de dados sobre o município e o seu funcionamento, planos e relatórios, impostos, taxas e preços, a relação com a sociedade, a transparência na contratação pública e económico-financeira e no urbanismo. Tal como em anos anteriores, a contratação pública é a área menos transparente. Mas a Integridade e Transparência nota que, com o passar do tempo, os municípios estão mais transparentes. Toda a informação está disponível no site da organização não-governamental.
Berta Nunes gostaria de ver a mesma evolução na Administração Central e em entidades como as gestoras dos programas nacionais dos fundos europeus. João Paulo Batalha reconhece vantagens em escrutinar a transparência com que o Governo se relaciona com os cidadãos, mas salienta que o ranking municipal já é um volume de trabalho grande para a estrutura da organização.